A tabela CB-HPM foi criada pela AMB, Associação Médica Brasileira, assim como a tabela MB-92, com o objetivo de substituí-la e melhorar a hierarquização, mantendo um padrão de codificação de pagamentos de honorários médicos. Vou mostrar novamente na tela o significado de CB-HPM. Na primeira aula, vimos as siglas mais importantes para um faturista, mas vamos rever aqui.
A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CB-HPM) é utilizada como parâmetro para o cálculo de consultas médicas. O principal objetivo da tabela CB-HPM é garantir uma remuneração adequada pelos atendimentos terapêuticos e diagnósticos. Portanto, a tabela CB-HPM foi criada para assegurar essa remuneração justa.
Você vai entender melhor essa questão de remuneração adequada. A tabela é composta por 14 portes e 3 subportes: A, B e C. Então, a tabela vai de 1 a 14, e cada um desses números possui as variações A, B e C. Por exemplo: 1A, 1B, 1C, 2A, 2B, 2C, e assim por diante, até chegar no 14. Mais adiante, mostraremos um modelo desta tabela.
Em relação à remuneração adequada, foi criada a unidade de custo operacional. Esta unidade foi adotada para o cálculo dos custos, incorporando depreciação de equipamentos, manutenção, mobiliário, imóveis, aluguéis, folha de pagamento e outras despesas relacionadas aos procedimentos. Dessa forma, garante-se um pagamento mais justo pelos procedimentos realizados na clínica.
Dependendo do procedimento, haverá um valor na tabela especificando o custo operacional referente a ele. Assim, chegaremos ao cálculo relacionado a esse custo. Mais à frente, continuaremos explorando as tabelas para que vocês entendam como funciona esse custo operacional.
Quer saber tudo sobre a tabela CB-HPM em um curso completo sobre faturamento?
Precisando um sistema próprio para faturamento que permite a gestão clínica completa?