fbpx

·

IA na Medicina

Após o impacto inicial da IA Generativa, conseguimos analisar os grandes benefícios que essa nova onda pode trazer. É inegável o quão revolucionária ela é. Esta semana, fiquei impressionado com uma IA de música capaz de compor uma nova melodia com rima, ritmo e originalidade, a partir da inserção de apenas algumas palavras. É realmente fantástico. Embora eu nunca pagasse por isso, gratuitamente, certamente usaria. Da mesma forma, ferramentas de transcrição de texto que geram conteúdo a partir de qualquer vídeo me permitem transformar centenas de vídeos em material para meu blog.

É certo que a maioria das pessoas ainda utiliza a IA de maneira pouco produtiva, tratando-a apenas como uma ferramenta divertida. A grande questão que enfrentamos hoje é se a IA generativa é apenas uma bolha ou se estamos realmente testemunhando o surgimento de um novo capítulo tecnológico. Muitos acreditam que essa onda passará em breve.

Na Medware, temos diversas iniciativas envolvendo IA, sendo as mais interessantes os transcritores de voz que permitem ditar laudos. Essas ferramentas já existem há algum tempo, mas nunca foram tão precisas, rápidas e acessíveis como agora. Com um simples microfone, é possível ditar um laudo em poucos segundos, sem a necessidade de gravadores, digitadores ou correções.

A mesma tecnologia possibilita realizar comandos de voz ao sistema, ou seja, falar com o sistema e ele executar as ações.

Este ano, decidimos desenvolver um sistema especialista que funcionará como um copiloto, sugerindo e auxiliando o médico na elaboração dos resultados. Será um grande assistente no dia a dia, e ainda este ano teremos as primeiras versões disponíveis.

Acreditamos que os médicos podem ser potencializados pela IA. Nossa abordagem é a da Inteligência Aumentada, onde o médico continua no centro das decisões, contando com o auxílio das tecnologias. A IA não possui sentimentos, “feeling” ou discernimento; ela tem conteúdo e precisão, mas a capacidade perceptiva do ser humano ainda é essencial. Recentemente, pedimos um diagnóstico a um chat de IA e ficamos surpresos com o resultado, até mostrá-lo a um médico, que conseguiu superar a máquina com o seu conhecimento prático e exemplos reais.

Para um leigo, o IA pode parecer incrível, mas um profissional qualificado pode validar a informação e entregar sua expertise. A tecnologia é incrível quando auxilia o ser humano.

Precisamos aprender a caminhar ao lado da IA e aproveitar os novos recursos que estão surgindo. Já integramos o Laudos Flex com o ChatGPT e com o Azure, e nosso objetivo é fornecer ferramentas de Inteligência Aumentada que ajudem os médicos a realizar um trabalho ainda melhor.

Texto por: CEO Moisés Nogueira

Compreender, Adequar e Aperfeiçoar